Quem Somos?

Estudantes do curso de Administração de Empresas da Faculdade da Cidade do Salvador, desenvolvendo um blog com o tema "Os Efeitos da Globalização nas Organizações" ministrado pelo Profº Marcelo Galvão da disciplina Tid III (Trabalho Interdisciplinar Dirigido III).

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Referências:

ARBACHE, Jorge S. CORSEIUL, Carlos Henrique. Liberalização Comercial e Estruturas de Emprego e Salário. Rio de Janeiro: RBE, Out./Dez. 2004

CACCIAMALI, Maria C. Globlização e Processo de Informalidade. Campinas: Economia e Sociedade, jun. 2000. Disponível em: www.scielo.com.br, acessado em 01 de abril de 2011.

CHIAVENATO Idalberto Introdução à Teoria Geral da Administração. 7 ed., São Paulo Elsevier Campos, 2004.

CHIAVENATO Idalberto Comportamento Organizacional - 2 ed., São Paulo, Elsevier Campos, 2002.

MACHADO, Ana Flávia; MOREIRA, Maurício M. Os Impactos Da Abertura Comercial Sobre A Remuneração Relativa Do Trabalho No Brasil. Belo Horizonte: Cedeplar, 2001. Disponível em: www.cedeplar.ufmg.br, acessado em 01 abril de 2011.

MARX, Karl, ENGELS, Fiedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2001.

POCHMANN, Márcio. A Década dos Mitos. São Paulo: Editora Contexto, 2001, p. 39-78.

RIBEIRO Antonio Lima Teorias da Administração - 2 Ed. Revisada e Atualizada - São Paulo: Saraiva 2010.

SOARES, Sergei; SERVO, Luciana M. S. ARBACHE, Jorge. O Que (Não) Sabemos Sobre A Relação Entre Abertura Comercial E Mercado De Trabalho No Brasil. Rio De Janeiro: IPEA, 2000. Disponível em www.ipea.gov.br, acessado em 01 abril de 2011.

Agradecimentos

Agradecemos antes de tudo a Deus que nos dá força para continuarmos, apesar das dificuldades, aos nossos mestres, familiares, colegas e amigos que de uma forma ou de outra tem nos incentivado.
sábado, 4 de junho de 2011

Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito em comum. É extraordinária a mudança por que passa a humanidade. Mudamos os estilos de vida, de família, apresentamos modos diferentes de trabalhar, temos uma nova economia, novos conflitos políticos, enfim uma nova civilização.

Em um ambiente em que, a competição é intensa, os mercados são vulneráveis, a clientela é versátil e a tecnologia evolui, a mudança tem se constituído. Nenhuma organização consegue sobreviver por muito tempo produzindo simplesmente um dado de conjunto de produtos ou serviços. Para obterem sucesso as organizações precisam inovar desprender-se dos modelos tradicionais de desenvolvimento e crescimento, saltar para modelos que tragam inovações ao negócio e se diferenciar totalmente dos concorrentes tradicionais.
Portanto, além de toda a complexidade do setor, as empresas precisam resolver, o mais rápido possível, o problema de como conseguir o profissional que se movimente com segurança num mercado internacional em fase de grandes mutações, com a formação de grandes blocos regionais, queda de fronteiras comerciais, compatibilização de interesses conflitantes e, principalmente, um mercado no qual os erros têm um preço cada vez mais caro.
Atentas a essa nova realidade, as empresas de comércio exterior elevam seu grau de exigência na seleção de recursos humanos, dando grande preferência a especialistas em relações internacionais. Os recrutadores, entretanto, enfrentam uma grande barreira para satisfazer as necessidades de suas empresas: o número de profissionais com o perfil adequado está longe de suprir as necessidades, que crescem no mesmo ritmo acelerado do processo de globalização.
No cenário globalizado, nenhum país pode se dar ao luxo de contar apenas com o mercado interno para alavancar seu desenvolvimento econômico. Uma constatação admitida até na China, há pouco tempo o maior exemplo de economia fechada e hoje a campeã de captação de investimentos estrangeiros, de olho gordo num mercado de 1 bilhão de consumidores ávidos e que, por características peculiares nem sempre elogiáveis, pode lançar produtos com grande poder de competição no mercado externo.
No Brasil, os indicadores macroeconômicos acusam elevação no volume de importações, gerando déficits crescentes na balança comercial dos últimos meses. O quadro, entretanto, já começa a se reverter, com sinais de retomada do crescimento das exportações.
Um crescimento que deve ser creditado a instrumentos de estímulo adotados pelo governo e ao amadurecimento das empresas brasileiras que atuam no complexo mercado internacional, buscando consolidar e ampliar o espaço do País na economia globalizada.

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